Penalobo
Penalobo é uma antiga freguesia portuguesa do concelho do Sabugal, com 16,64 km² de área e 141 habitantes (2011). A sua densidade populacional era 8,5 hab/km². A freguesia foi extinta (agregada) pela reorganização administrativa de 2012/2013,[1] sendo o seu território integrado na União de Freguesias de Pousafoles do Bispo, Penalobo e Lomba.
Dista cerca de 15 km do Sabugal e tem como anexas Água da Figueira, Bacelos e Vale Nicolau.
Penalobo pertenceu ao concelho de Sortelha, até 1855, ano em que se deu a extinção desse município e foi integrado no concelho do Sabugal.
Apesar da escassez de documentos que esclarecem a origem toponímica de Penalobo, é possível que esta provenha do facto de, nos Invernos gelados, alguns lobos descerem à povoação à procura de comida.
As principais atividades económicas são a agricultura, a pastorícia e o pequeno comércio. O orago da freguesia é São Nicolau.
_
Heráldica
Escudo de verde, lobo passante de ouro, lampassado e animado de vermelho; em chefe, pena de prata com ráquis de vermelho, posta em faixa; em campanha, monte de três cômoros de prata, realçados de negro, movente da ponta. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: «PENALOBO».
_
Património
- Ermida dos Bacelos
- Capela Senhora da Boa Morte – Água da Figueira
- Igreja Paroquial de Penalobo/Igreja de São Nicolau
- Capela de Santo Antão – Penalobo
_
Tradições/Celebrações
- Festa de Nossa Senhora de Fátima – maio – Penalobo
- Festa de Santo Antão – agosto – Penalobo